História da Faculdade de Ciências Contábeis
Faculdade de Ciências Contábeis
A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi criada pela Lei no 3.191, de 2 de julho de 1957, congregando as faculdades de Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.
Sua instalação ocorreu de fato e de direito com a publicação do Decreto no 42.427, em 12 de outubro de 1957, que aprovou o primeiro Estatuto da Universidade, definindo a orientação da política educacional.
Trata-se, portanto, de uma instituição pública federal de ensino superior organizada sob a forma de autarquia vinculada à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério de Educação (MEC), tendo como princípios fundamentais (norteadores) a integração das funções de ensino, pesquisa e extensão.
Nesse sentido, de acordo com o Regimento da Reitoria atualmente em vigor, a Universidade Federal do Pará tem como missão:
Gerar, difundir e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, visando à melhoria da qualidade de vida do ser humano em geral, e em particular do amazônida, aproveitando as potencialidades da região mediante processos integrados de ensino, pesquisa e extensão, por sua vez sustentados em princípios de responsabilidade, de respeito à ética, à diversidade biológica, étnica e cultural, garantindo a todos o acesso ao conhecimento produzido e acumulado, de modo a contribuir para o exercício pleno da cidadania, fundada em formação humanística, crítica, reflexiva e investigativa. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, 2006).
Já como visão a Universidade mantém o esforço concentrado para:
Tornar-se referência local, regional, nacional e internacional nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, consolidando-se como instituição multicampi e firmando-se como suporte de excelência para as demandas sócio políticas de uma Amazônia economicamente viável, ambientalmente segura e socialmente justa.
Redes Sociais